O Comex está a cada dia mais modernizado – confira tendências
Desde a Guerra Fria, que ocorreu entre as décadas de 1940 e 1980, ficou nítido que a informação rápida é valiosa e vantajosa. Foi justamente durante este período que surgiu a primeira rede de comunicação.
Esta foi a virada de chave para o que se chama, historicamente, de Sociedade Digital na contemporaneidade. De lá para cá, ano após ano, o Comércio Exterior também passou por constantes transformações e avanços tecnológicos de informação.
Hoje, as operações e análises de Comércio Exterior funcionam, em sua maior parte, de forma remota e online. É possível conectar-se e competir no mercado global por meio das telas que atualizam dados a todo momento.
Onde tem mercado? Tal país está investindo no quê? Tem espaço para os meus negócios aqui ou ali?
As respostas dessas e de muitas outras perguntas estão espalhadas e interconectadas na rede. Quem encontrá-las primeiro, sai na frente! Novamente, informações rápidas são valiosas e vantajosas, inclusive no mercado global.
Autonomia é a tendência
Algumas burocracias aduaneiras podem ser consultadas (ou mesmo resolvidas) de forma online. No Brasil, existe o Portal Único – Siscomex, que é público e unifica diversos processos, como para obtenção de licenças de importação e/ou exportação. Também, proporciona observar as cadeias logísticas, tramitar documentações e acessar certificações.
Neste embalo, algumas startups investiram em ideias e soluções tecnológicas voltadas ao Comex, promovendo softwares para monitoramento cargas, sendo capazes de exibir informações detalhadas de parceiros comerciais, clientes e até mesmo da concorrência.
Bônus
Aos empresários que operam seus negócios no mercado internacional e precisam emitir e/ou consultar o RADAR de importação/exportação, tais processos também estão disponíveis de forma online. Basta acessar o site da Receita Federal.
Para uma explicação mais detalhada, clique e confira o nosso tutorial.
As soluções remotas estão mais acessíveis ao público, algumas já com acessibilidade por meio de smartphones. Outras informações e processos mais específicos dependem de prestadores de serviços especializados, e pode-se contar com a Evolut Trading para isso!
Lembre-se: toda inovação envolve ética.
Portanto, a promoção e o uso de tais ferramentas digitais que auxiliam na performance competitiva do Comércio Exterior, hoje, são todas desenvolvidas por quem atua no ramo e embasadas nas leis e diretrizes nacionais e universais.
Publicado por:
Gabriel Nascimento