
Fim das DOC e TEC nas transações bancárias – entenda os impactos nos negócios

Faz um DOC? Não mais. O dia 15 de janeiro de 2024 foi a data limite para agendamentos de transações bancária na modalidade Documento de Ordem de Crédito, com o prazo de até 29 de fevereiro no processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias.
Desta forma, a partir do dia 1 de março a opção deixará de existir, definitivamente.
A Transferência Especial de Crédito (TEC) também foi descontinuada, com os mesmos prazos. Esta modalidade é mais popular no mundo corporativo, pois foi criada exclusivamente para empresas que tramitavam pagamentos de benefícios a funcionários.
Ambas as modalidades, DOC e TEC, estavam em último lugar no ranking de utilização, entre as opções de transações bancárias disponíveis no Brasil em 2022.
Confira:
- PIX – 17,6 bilhões
- Cartão de Crédito – 8,4 bilhões
- Cartão de Débito – 8,4 bilhões
- Boleto Bancário – 2,9 bilhões
- TED (Transferência Eletrônica Direta) – 448 milhões
- Cheque – 125 milhões
- DOC/TEC – 18,3 milhões
(fonte: Febraban)
Como fica agora?
O PIX desbancou todas as outras opções, tanto entre o público (pessoas físicas) quanto entre empresas (pessoas jurídicas). Este seria o principal motivo apontado por análises e publicações na grande mídia.
Desta forma, este será o principal meio para pagamentos nos departamentos financeiros dos negócios no país, inclusive nas transações internacionais. No ano anterior, em 2023, o Banco Central especulou sobre o PIX Offline e pagamentos instantâneos internacionais na modalidade. A ideia é possibilitar que a ferramenta seja integrada a sistemas de pagamentos, facilitando a automação e, até mesmo, compras no exterior.
Leia a publicação que fizemos sobre.
A Evolut Trading permanece ligada nas mudanças que ocorrem no mercado financeiro e internacional, para que os seus e os nossos negócios estejam sempre em dia. Desta forma, se otimiza o tempo e os investimentos.
Publicado por:
Gabriel Nascimento