Skip to main content

Fim do MANTRA – Entenda e conheça o CCT Aéreo na Importação

Novidade é o que não falta no Comex em 2023. E por falar nisso, uma grande mudança já ocorreu neste segundo semestre do ano: o fim do MANTRA e a implantação do CCT Aéreo da Importação.

Para você entender, ambos os sistemas podem ser utilizados para o acompanhamento e atualização das etapas de importação de cargas. No entanto, o MANTRA precisou se aposentar para dar lugar a um novo sistema, capaz de inovar e agilizar as transações entre agentes de carga, despachantes e companhias.

O Controle de Carga e Trânsito – CCT, por hora, ocorre apenas no modal aéreo. Nele, é possível obter a rastreabilidade da carga desde a sua embarcação no exportador, até a chegada no país de destino, descarregamento da aeronave, armazenagem e etapas de liberação.

Se você ainda não utilizou, preparamos este conteúdo para te “familiarizar” com a nova ferramenta.

O acesso ao CCT Aéreo é feito por meio do Portal Siscomex. Na tela inicial, será apresentado um menu central com diversas opções.

Os despachantes e agentes de carga que trabalham com o CCT Aéreo devem clicar na opção IMPORTADOR/EXPORTADOR e, nisto, realizar o login para esta modalidade de consulta.

Atenção: o login deve ser feito, obrigatoriamente, pelo cadastro vinculado ao GOV.BR.

Ao abrir o perfil, selecione a opção de IMPORTAÇÃO. Pois, é apenas nela que funciona o CCT Aéreo.

Em seguida, no menu superior da tela, encontre a aba CARGA E TRÂNSITO. Ao abrirem as opções, clique em AÉREO e, em seguida, GERENCIAR CARGA.

Hora de encontrar a carga na qual você deseja visualizar informações no CCT. Para isso, deve-se inserir o número da RUC – Referência Única de Carga. Esta é uma numeração universal e inalterável, contém 35 caracteres e é gerada pelo exportador, fora do Brasil.

Atenção: apenas o despachante e/ou o agente de cargas nomeado(s) que consegue(m) acessar às informações da carga com a RUC. Se outro usuário inserir o mesmo número, o sistema bloqueará as informações.

Ao digitar, basta selecionar a situação e clicar em CONSULTAR.

Ao abrir as informações da carga, o usuário consegue navegar pelas abas de Informações Gerais, Viagens, Situação Atual, Histórico e dentre outras. Ao clicar nas abas, as colunas abaixo aparecem, sempre atualizadas, conforme as últimas movimentações da carga.

Ressaltamos que os usuários que são despachantes aduaneiros apenas consultam as informações da carga. A movimentação de informações é feita pelo agente de carga, já com a habilitação desta função no perfil.

E agora? É só começar a utilizar?

A equipe da Evolut Trading também ficou ansiosa para adaptar o CCT Aéreo no dia a dia de trabalho. Isto, porque também passamos décadas habituados com o MANTRA e uma mudança causa aquela comum insegurança.

Hoje, podemos afirmar que valeu a pena e garantimos a agilidade e segurança comprovadas pela Receita Federal. Nossos clientes e parceiros podem contar com profissionais craques no manuseio do novo sistema.

Compartilhe o conteúdo

Mais lidos

Siga-nos nas redes sociais