Importação da China: Passos fundamentais para um processo bem-sucedido
Um dos principais fatores que desperta o interesse de importadores brasileiros no mercado Chines é o bom preço. Principalmente, em um mercado que oferece vasta variedade em produtos inovadores e tecnológicos.
Este é o seu caso?
Tenha em mente que a China é um país gigante com produtores e fábricas espalhados por todo o seu território, e a seleção criteriosa destes fornecedores é fundamental para evitar a perda de boas oportunidades que existem por lá.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para lhe dar direções fundamentais ao explorar o mercado chinês e, desta forma, obter uma margem maior de assertividade em suas importações.
Filtro inicial
Digamos que você encontrou um fornecedor com preços atrativos. Isto é bom, mas não deve ser o ponto central na sua decisão de compra.
É recomendável solicitar documentos que comprovem a legitimidade de produtores e fábricas por lá, como:
Licença de Exportação;
Registro da Empresa na China;
Certificados de Qualidade; e
Um histórico de sucesso em vendas e exportação de produtos.
Um outro ponto que pode tornar as negociações mais seguras é a formalização de cordos por escrito, em contratos bem elaborados, de preferência em inglês. Isto porque a barreira linguística pode gerar conflitos na comunicação. Então, valorize a comunicação simples, objetiva e oficial.
Antes do embarque, também é recomendado realizar a Inspeção de Qualidade no fornecedor para verificar as procedências e características detalhadas da mercadoria ainda na China. Isto ajuda a evitar que produtos defeituosos, ou diferente do que fora ilustrado, sejam despachados.
Logística e Incoterms
O mesmo cuidado com os contratos bem elaborados e com a comunicação objetiva deve se aplicar no planejamento logístico.
No processo de importação, a Logística Internacional é um passo crucial e que envolve detalhes complexos. Quer um exemplo? Um erro na documentação e/ou na escolha de Incoterms é capaz comprometer todas as expectativas.
Um dos Incoterms que indicamos é o FOB. Neste, o exportador chinês é responsável por entregar a mercadoria no porto de origem, cobrindo custos até o momento em que a carga é colocada a bordo do navio. O importador brasileiro assume os custos e riscos a partir daí, incluindo frete marítimo, seguro e desembaraço aduaneiro no Brasil.
Além disso, sempre opte por empresas de frete internacional que ofereçam rastreamento em tempo real e seguro de carga.
Especialistas garantem sucesso
Contar com a assessoria de uma Trading Company ou de um Despachante Aduaneiro experiente é a melhor alternativa para realizar processos de importação bem sucedidos.
A Evolut Trading, por exemplo, cuida de cada detalhe para você.
Desde os trâmites burocráticos, documentações, gestão e/ou a majoração dos limites do RADAR e homologação de fornecedores. Isto além de oferecer licenças especificas para mercadorias e a melhor isenção tributária no Brasil por meio do Benefício Fiscal de Santa Catarina.
Além disso, a Evolut possui um departamento de Desembaraço Aduaneiro e o agenciamento de cargas dentro do próprio grupo empresarial.
Tudo o que o importador brasileiro precisa para crescer com sucesso!
Publicado por:
Gabriel Nascimento